Responsabilidade Social

UNETRI É PARCEIRA DO JEPP E ACOMPANHA ALUNOS EM VISITA A LOCAIS HISTÓRICOS DA TRIFRONTEIRA

Atividade com alunos dos 5ºs ano, das escolas municipais de Barracão, teve o acompanhamento do diretor acadêmico e de professora da Unetri

O Projeto Pequenos Empreendedores Criativos, desenvolvido pelo Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, realizou, nos dias 15 e 17 de agosto, uma atividade envolvendo alunos dos 5ºs anos, das escolas municipais de Barracão.
Os alunos visitaram pontos turísticos e históricos da trifronteira, ente eles o Marco das 8 Fronteiras, o Marco Grande, as nascentes do Rio Peperi-Guaçu, a Aduana de Turistas e o Lago Internacional da Trifronteira, locais em que o Brasil faz fronteira com a Argentina.
 A atividade teve a articulação da professora da Unetri, Eizandra Fiorin Soares, e da professora da secretaria de Educação de Barracão, Suzete Celso, que trabalha com JEPP no município,
O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, acompanhou os alunos nos locais visitados, explicando a eles sobre aspectos da história da trifronteira e porque os respectivos marcos, e o Lago Intermunicipal foram construídos e o que representam.
Nos locais, o professor Jonas contextualizou a história envolvendo a demarcação das fronteiras entre os dois países.
Eles também visitarem as nascentes do Rio Peperi-Guaçu, no Parque Turístico e Ambiental de Integração, o Lago Internacional da Trifronteira, que faz a fronteira entre os dois países.
“Após, fomos na Aduana de Turistas, e contei um pouco como funciona a Aduana, o processo de construção do Parque Ambiental, como era a região antes do Parque, e qual o objetivo de construí-lo, promovendo a integração dos dois países e da população da trifronteira”.
O roteiro terminou com a visita ao Marco das 8 Fronteiras, ao lado da sede da Ascoagrin, um dos únicos locais no mundo que une, por fronteira seca, três cidades (Barracão-PR, Dionísio Cerqueira-SC e Bernardo de Irigoyen-AR); três estados (Paraná, Santa Catarina e Misiones-AR) e dois países (Brasil e Argentina).
“Neste local é possível estar em três lugares ao mesmo tempo: colocar um pé em Santa Catarina, o outro pé no Paraná e abaixando-se, colocar a mão na Argentina”, salientou Jonas.
A professora Suzete salientou que o foco principal do projeto é despertar nos alunos de 5ºs anos a criatividade e a capacidade de encontrar oportunidades em situações do dia a dia, de forma educativa e divertida, ensinando habilidades essenciais dentro do empreendedorismo.
“O objetivo geral é desenvolver a mentalidade empreendedora e incentivar a criatividade nas crianças, permitindo que elas identifiquem oportunidades de negócio”.
O desenvolvimento das atividades dar-se-ão no decorrer do ano letivo de 2023, com atividades que despertam a criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas e liderança.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E DESENVOLVIMENTO
Passo 1: Conceito de empreendedorismo; Passo 2: Comparando o passado e o presente; Passo 3: Como ser um bom empreendedor; Passo 4: Elementos dos sonhos; Passo 5: Identificar o turismo local; Passo 6: Empreendedorismo no setor hoteleiro; Passo 7 Desfile cívico e empreendedor; Passo 8: Explorando a hospitalidade dos hotéis; Passo 9: Definindo funções: Passo 10: Celebrando a criatividade e o aprendizado empreendedor;