Ranking

UFRJ É A MELHOR UNIVERSIDADE DO BRASIL. UNICAMP APARECE NA SEGUNDA POSIÇÃO

Levantamento da Folha de São Paulo, neste ano, apresenta, também, o ranking dos cursos

Fonte: ruf.folha.uol.com.br – Foto: Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha da UFRJ (crédito: Reprodução Wikipedia)

O jornal Folha de São Paulo divulgou o Ranking Universitário Folha – RUF.

Neste ano, o RUF tem uma novidade: O ranking dos cursos.

Segundo o levantamento, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ é a melhor universidade do país.

A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp passou a Universidade de São Paulo – USP e é a segunda melhor do Brasil.

A USP vem na terceira posição

Neste ano, o RUF tem uma novidade: O ranking de 40 cursos.

Administração: 1º, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; 2º, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV-EAESP; 3º, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS ( 3º).

Ciência Contábeis: 1º, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;  2º, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; 2º, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Pedagogia: 1º, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; 2º,               Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; 3º, Universidade de São Paulo - USP.

RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, feita pela Folha de São Paulo, desde 2012.

Na edição de 2017 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.

Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO (2013 e 2014), Web of Science (2013, 2014 e 2015), Inpi (2006-2015), Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015) e em duas pesquisas nacionais do Datafolha.

VEJA O RANKING COMPLETO: CLIQUE AQUI

Fonte: ruf.folha.uol.com.br