Referência

EMPRESÁRIOS DO MATO GROSSO FAZEM VISITA TÉCNICA A ENTIDADES DA TRIFRONTEIRA E CONHECEM EXPERIÊNCIAS

A comitiva veio buscar informações sobre a atuação do Comitê Territorial La Frontera e esteve na Ascoagrin, na Multilog (Porto Seco), na Câmara de Comércio de Irigoyen, entre outros
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri – Ascoagrin - La Frontera

A trifronteira recebeu, nos dias 8 e 9 de outubro, uma comitiva de empresários e técnicos do Sebrae, vindos de cidades do Mato Grosso, como Cuiabá e Cáceres, entre outras.
O grupo veio conhecer experiências exitosas da trifronteira, em função do Sebrae MT estar desenvolvendo o Programa Líder em alguns municípios daquele estado, programa que já foi realizado, em duas edições na trifronteira, com pleno êxito.
Os empresário e técnicos do Sebrae MT vieram, especificamente, buscar informações sobre a atuação do Comitê Territorial La Frontera, que é o grande ator nesse processo, com importantes ações envolvendo os 21 município paranaenses, catarinenses e argentinos desta região de fronteira, que integram o Comitê Territorial La Frontera, além de conhecerem outras experiências exitosas.
A comitiva esteve na sede da Ascoagrin - Associação Empresarial da Fronteira; na sede da Câmara de Comércio de Bernardo de Irigoyen; na Multilog, que administra o Porto Seco e a Aduana de Dionísio Cerqueira; conheceram o Duty Free e pontos turísticos da trifronteira, como o Marco dos 8 Pontos, o Parque Turístico e Ambiental de Integração (Lago Internacional da Trifronteira), além de pontos de Bernardo de Irigoyen.
O presidente do La Frontera, José Crestani, de Realeza-PR, durante a visita à Ascoagrin, apresentou o Comitê Territorial La Frontera, sua trajetória, desde a sua formação, a partir do Programa Líder e do Fronteiras Cooperativas, destacando seus projetos e ações, como o Festival Internacional de Turismo La Frontera, já em sua segunda edição, e o projeto Jovens Empreendedores primeiros Passos – JEPP, envolvendo, de 2020 a 2023, um total de 36.737 alunos, 1.598 turmas, 857 profissionais da educação capacitados e 245 escolas brasileiras e argentinas, de 15 dos 21 municípios do Território.
Segundo explicou Francisco Wildes, gerente do Escritório Sebrae da Fronteira, em Barracão, a visita técnica dos empresários, e dos técnicos do Sebrae, foi uma parceria entre o Sebrae Paraná e o Sebrae do Mato Grosso.
“O Sebrae MT está desenvolvendo o Programa Líder em alguns municípios Mato Grosso, visando desenvolver um trabalho similar ao que foi feito no La Frontera, no Líder 1 e no Líder 2, de 2018 a 2019”, afirmou.
Francisco Wildes ressaltou que lá eles já estão no terceiro modo do Líder, e a comitiva veio à trifronteira para entender o processo que foi feito aqui na nossa fronteira, para copiar e poder ter um modelo de um processo exitoso, para que possam aplicar lá no território deles.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri - La Fron