Desempenho

COMO APROVEITAR A FACULDADE AO MÁXIMO? CONFIRA 5 DICAS!

Fonte: Blog da UCEFF – Foto: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri

Cursar uma graduação é uma experiência ímpar e cheia de desafios que podem até deixar os estudantes um pouco preocupados, principalmente no início. Por isso, é fundamental saber como aproveitar a faculdade ao máximo e todos os aprendizados que ela oferece.

As lições que se aprende nessa fase da vida vão muito além dos conhecimentos acadêmicos.
Afinal, cada obstáculo superado contribui para o amadurecimento pessoal e profissional que você vai ter durante a jornada. Em vista disso, preparamos 5 dicas imperdíveis sobre como aproveitar a faculdade. Confira!

1. FAÇA MATÉRIAS OPTATIVAS
Para começar, não se limite somente às disciplinas e conteúdos determinados na grade curricular do seu curso. Conheça quais são as matérias optativas que você pode fazer e não deixe de adquirir mais conhecimento. Isso só tem a acrescentar à sua formação acadêmica.

2. CONSTRUA UMA REDE DE CONTATOS
O ambiente acadêmico é perfeito para conhecer pessoas ligadas às mais diversas áreas do conhecimento e criar uma rede de contatos profissionais — o chamado networking. Por isso, uma das nossas dicas de como aproveitar a faculdade ao máximo é cultivar relacionamentos amistosos com pessoas que podem ajudar no seu desenvolvimento profissional.

3. DESENVOLVA UMA BOA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES
Por falar em rede de relacionamentos, vale lembrar que seus professores da faculdade são futuros colegas de profissão. Logo, é importante construir uma relação respeitosa e colaborativa desde o início para manter o contato após a formatura. Os membros do corpo docente também estão inseridos no mercado, atuando em suas respectivas áreas. Ter uma relação saudável com profissionais assim ajuda a abrir portas e ter acesso a boas oportunidades de trabalho.

4. PARTICIPE DOS EVENTOS ACADÊMICOS
Outra sugestão de como aproveitar a faculdade é marcar presença nos diversos eventos acadêmicos que acontecem ao longo do curso. Congressos, simpósios, seminários, workshops, painéis, fóruns e conferências são alguns exemplos. Os eventos trazem debates que nem sempre ocorrem em sala de aula e ainda servem para você conhecer profissionais de várias áreas.

5. PARTICIPE DE PROJETOS DE PESQUISA E MONITORIA
Fazer parte de projetos de pesquisa e prestar monitoria durante a faculdade permite que você aprofunde seus conhecimentos, além de ser muito bom para o currículo e fundamental para quem deseja seguir a carreira acadêmica.

Para aproveitar atividades como essas, procure os professores envolvidos em projetos do tipo e demonstre interesse em participar. Também vale a pena fazer estágios externos e integrar programas que colocam os alunos em contato com a rotina da profissão.

O ideal é prestar atenção às oportunidades que a instituição de ensino concede e aproveitá-las.
Agora que já sabe como aproveitar a faculdade, não perca tempo e comece a colocar as dicas listadas em prática. Assim, você vai conseguir usufruir de todas as possibilidades que surgirem e terá um grande aprendizado acadêmico e pessoal para dar início à sua carreira profissional.

Fonte: https://blog.uceff.edu.br