Unetri na Escola

ALUNAS DO COLÉGIO BOM JESUS DESTACAM CRESCIMENTO PESSOAL COM O PROJETO “CONQUISTANDO CONHECIMENTO NA ESCOLA”

Em breve matérias com referências dos demais colégios que receberam o projeto

A Unetri Faculdades vem realizando o projeto “Conquistando Conhecimento Na Escola” em vários colégios da região.
O Colégio Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul, foi um dos colégios que já recebeu a primeira etapa do projeto.
Conforme destacaram as alunas Estéfany Brancher e Ana Cavagnolli, os encontros foram bastante proveitosos, e os estudantes tiveram a oportunidade de avançar em sua jornada de autoconhecimento, destacando, especificamente, para o futuro profissional e melhor controle sobre as emoções e expectativas.
“No primeiro encontro, houve uma dinâmica, com retrospectiva sobre os aspectos marcantes de nossa vida, desde o nascimento até o presente momento, evidenciando, assim, as marcas, sejam positivas ou negativas da nossa jornada”.
No segundo dia aconteceu a socialização de um questionário, de uma entrevista intrapessoal, desta forma, ajudando a esclarecer novos pontos fortes e fracos.
“Em nosso último momento, ocorreu o compartilhamento de atividades mais focada nas profissões que almejamos seguir. Em seguida, nos reunimos em grupos menores, socializamos e comentamos sobre o motivo de querer seguir determinadas carreiras, bem como a carga horária, habilidades necessárias, tempo de formação, faixa salarial entres outros pontos”.
Estéfany e Ana ressaltaram que outro aspecto importante foi a interação social com a turma de alunos do Colégio Leonor, de Barracão, uma ótima oportunidade de compartilhar experiências e as diferentes visões de mundo.

“CONQUISTANDO CONHECIMENTO NA ESCOLA”
A coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, da Unetri, professora Elizandra Fiorin Soares, explicou que os três primeiros encontros sempre são conduzidos por uma psicóloga, com o objetivo de promover o autoconhecimento.
“O foco é o conhecimento de si, e o último encontro foca no conhecimento de si e o mundo do trabalho, quais são os objetivos futuros, o que se deseja, o projeto de vida, as escolhas profissionais, por exemplo”.
Depois dessa etapa, de três encontros, terá a etapa de formação, de carreira.
“Vamos promover uma roda de conversa com diferentes profissionais das áreas que surgiram dessa reflexão do autoconhecimento, para que os estudantes possam aprofundar, com os profissionais, o que que eles sentem, como é o mundo profissional, a partir das profissões que eles escolheram” citou Elizandra.
A professora ressaltou que, encerrando esse ciclo, o projeto vai para o ciclo da redação, direcionado à redação para o ENEM.
“Com essa etapa, encerramos o primeiro ciclo, que é o ciclo do autoconhecimento”, concluiu a professora Elizandra Fiorin Soares.