CIF E SEBRAE REÚNEM EQUIPES DE EDUCAÇÃO DOS TRÊS MUNICÍPIOS EM EVENTO COMEMORATIVO

Palestra show foi ministrada pelo integrante da Banda de rock Os Forasteiros de Faraway, Beto Ruschel, que desenvolve o Projeto “Um forasteiro e suas composições”, nas escolas de municípios da região, e também e instituições de Ensino Superior, como a Unetri e a Unoesc

Reportagem e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto

O Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, em parceria com o Grupo de Educação do Programa Fronteiras Cooperativas e o Sebrae, realizou, na noite de sexta-feira passada, 10 de novembro, no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi, um evento envolvendo as equipes das secretarias de Educação, professores e funcionários, dos três municípios que integram o CIF, Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul.

O evento foi em alusão ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.

Participaram da atividade, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto Gonçalves; o coordenador executivo do CIF, Domingo Locatelli; o consultor do Sebrae e diretor de ensino da Unetri Faculdade, Jonas Grejianin Pagno; os secretários de Educação, Evandro Vargas, de Dionísio Cerqueira, Áurea Spies, de Barracão, e Clauderi Farias, de Bom Jesus dos Sul, diretores de escolas, professores e demais funcionários que integram as equipes das secretarias.

Domingos Locatelli agradeceu a presença de todos e afirmou que todos os trabalhadores em Educação são educadores perante a comunidade escolar.

Thyago Gnoatto Gonçalves destacou a importância do evento, que promoveu aprendizado, descontração e integração, fatores que geram melhorias para os alunos em sala de aula.

Thyago também enalteceu o trabalho realizado pela Educação nos três municípios, e os constantes destaques que o setor vem obtendo.

Jonas Grejianin Pagno explicou que a opção por um evento assim aconteceu durante reunião da equipe do CIF com os três secretários de Educação, que solicitaram uma atividade, para o Dia do Professor, que não fosse pedagógica, mas de confraternização, integração e entretenimento.

O EVENTO

A palestra show foi ministrada pelo integrante da Banda de rock Os Forasteiros de Faraway, Beto Ruschel, que desenvolve o Projeto “Um forasteiro e suas composições”, nas escolas de municípios da região, e também e instituições de Ensino Superior, como a Unetri e a Unoesc.

Beto Ruschel falou sobre o propósito da música, o “poder” que a música tem sobre todas as pessoas, músicas com conteúdo, músicas vazias de conteúdo, como os professores podem trabalhar com a música na formação dos alunos, entre outros fatores.

Ele mesclou sua fala cantando várias músicas de sua autoria e em parceria com o também Forasteiro de Faraway, Dani Andrade.

Beto iniciou sua apresentação citando uma frase do vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox: “A música pode mudar o mundo, porque a música pode mudar as pessoas”.

“Música é linguagem universal, por si só. A música tem um grande poder de influência sobre as pessoas, a ponto de podermos dizer: ‘nós somos, de certa forma aquilo que ouvimos’, e ainda, ‘diga-me o que ouves, que eu te direi quem és’. Música é arte, mas também produto comercia; música é entretenimento, mas também faz pensar; música relaxa, mas também, agita; música faz extravasar, mas também recolher; música, por fim, em boas mãos é uma bênção, constrói, é um afago na alma, mas em mão erradas, pode ser uma arma de destruição em massa”, concluiu Beto Ruschel.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto