ANALISTA CONTÁBIL E COORDENADOR CONTÁBIL APARECEM COMO PROFISSÕES EM ALTA PARA 2025
Um dos cursos que a Unetri oferece é Ciências Contábeis e as áreas de Contabilidade, Planejamento e Análise Financeira (FP&A), Controladoria e Auditoria estão em alta
Fonte: Portal Contábeis – Edição: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri
O mercado de trabalho brasileiro, com taxas de desemprego em níveis historicamente baixos, tem enfrentado desafios significativos na captação de talentos qualificados.
As áreas de Contabilidade, Planejamento e Análise Financeira (FP&A), Controladoria e Auditoria estão em alta e um dos cursos que a Unetri Faculdades oferece é Ciências Contábeis.
Para os especialistas da Robert Half, o cenário exige uma contabilidade mais estratégica, que vá além das obrigações periódicas. Com o aumento da expectativa de que a área influencie na tomada de decisões, no direcionamento dos negócios e em negociações contratuais, a exigência de qualificações aumenta para cada uma dessas searas.
As empresas ainda se deparam com dificuldades para atrair talentos, visto que o número de profissionais qualificados não supre a demanda e as taxas de desemprego continuam em queda.
O índice de desocupação para esta categoria, a partir dos 25 anos e com ensino superior completo, gira em torno de 3,5%, um patamar que o mercado considera próximo do “pleno emprego”.
Segundo o gerente de recrutamento da Robert Half, Daniel Maciel, as áreas de Contabilidade, Planejamento e Análise Financeira (FP&A), Controladoria e Auditoria estão em alta.
"As empresas, mesmo para prospectar novos clientes, entendem a importância de potencializar o faturamento e garantir a expansão dos negócios de forma estruturada, o que está alinhado aos objetivos do planejamento financeiro. Com o atual cenário, há uma demanda crescente por profissionais de FP&A com conhecimento contábil, que compreendam as tendências de mercado e a viabilidade de investimentos, algo antes menos evidente", explica o executivo.
De acordo com a gerente da Robert Half, Danielle Nakaya, o último trimestre do ano normalmente apresenta uma redução nas vagas voltadas para estratégia e crescimento, mas este ano tem sido uma exceção.
"O contexto macroeconômico é relevante, pois estamos lidando com uma área que reflete as demandas das empresas e da economia. O crescimento do PIB e algumas incertezas para o próximo ano contribuem para a alta procura por posições focadas em planejamento e análise financeira, com projeções e entendimento de cenários diversificados", afirma Nakaya.
FINANÇAS E CONTABILIDADE
Estas profissões estão em alta para 2025, e os segmentos que lideram as contratações são: Agronegócios, Indústria química, Saúde e equipamentos médicos, Infraestrutura;
Áreas funcionais com maior demanda: Contabilidade, Planejamento e análise financeira (FP&A), Controladoria, Auditoria;
Profissionais mais procurados: Controller, Gerente de planejamento financeiro/controladoria, Coordenador(a) contábil/fiscal, Analista contábil/fiscal;
Habilidades técnicas:
Mais demandadas: Análise financeira, Idiomas, Análise de dados, Ferramentas de inteligência de negócios;
Mais difíceis de encontrar: Análise de dados, Idiomas, Ferramentas de inteligência de negócios, Interpretação de normas contábeis/Leis;
Habilidades comportamentais:
Mais demandadas: Inteligência emocional, Resolução de problemas, Liderança, Pensamento crítico;
Mais difíceis de encontrar: Inteligência emocional, Pensamento crítico, Resolução de problemas, Gestão de stakeholders.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri