SITE QUE FORMA REFUGIADO PARA DAR AULA DE IDIOMAS VENCE PRÊMIO EM DUBAI

Primeira edição da premiação de startups, lançada no Global Education & Skills Forum, reconhece empresas por impacto na educação

Fonte: porvir.org – Foto: Imagem Ilustrativa (Jakub Krechowicz/Fotolia.com)

De um lado, apoia a inclusão de refugiados com qualificação profissional, ao oferecê-los a chance de trabalhar como professores.

De outro, atende à necessidade de quem quer aprender um novo idioma.

E os dois acabam transformados pela experiência.

Essa é a proposta da Chatterbox, plataforma de idiomas que, domingo passado, 18 de março, venceu a primeira edição do concurso de startups Next Billion Edtech Prize, parte do Global Education & Skills Forum, evento realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), pela Varkey Foundation.

Para levar para casa o prêmio de US$ 25 mil, a empresa criada por Mursal Hedayat, ela própria uma refugiada afegã que vive no Reino Unido, teve que passar por pitches (sessões curtas para jurados) e superar outras 41 startups.

Na etapa final, a plataforma de idiomas foi a mais votada pelo público presente no salão principal do hotel Atlantis, The Palm.

“Eu tinha três anos de idade quando cheguei ao Reino Unido como refugiada, com minha mãe, Patuni. Ela era uma engenheira civil que falava inglês e outras três línguas fluentemente. Depois que ela deixou o Afeganistão, por conta da guerra civil, ficou desempregada no Reino Unido por mais de uma década”, afirmou Mursal.

“Refugiados com qualificação acadêmica e habilidade reconhecida ainda sofrem muito com o subemprego. Uma ideia como a Chatterbox nunca foi tão necessária”, disse durante sua apresentação final que culminou com a vitória.

Segundo a Chatterbox, as taxas cobradas de alunos individuais, grupos ou professores atendem às recomendações da Living Wage Foundation, que faz estimativa de valores de acordo com o custo de vida na Inglaterra.

COMO FUNCIONA

Na Chatterbox, estão disponíveis aulas de árabe, bengali, chinês, coreano, espanhol, francês, hindi, mandarim, persa, suaíli, turco e urdu.

Após selecionar o idioma, o usuário é convidado a escolher o estilo de aprendizagem que deseja ter: conversação ou foco em escrita, leitura e escuta.

Em seguida, o site envia um email com o calendário a disponibilidade do professor para uma sessão online ou presencial.

Caso a aula fique aquém das expectativas, é oferecida a devolução do dinheiro.

Fonte: porvir.org