Carreira/Você S.A.

AS 15 MELHORES FACULDADES DE MEDICINA DO BRASIL EM 2018

Ranking de melhores cursos de medicina no Brasil é encabeçado (de novo) pela Universidade de São Paulo. Na América Latina, a USP também é a 1ª colocada

Fonte: exame.abril.com.br – Foto: A UFPR aparece na 12ª posição do ranking (crédito: reprodução tripadvisor.com.br)

Um levantamento recente, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), revelou as melhores faculdades de medicina do mundo em 2018.

No Brasil, o ranking é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP), pela quarta vez consecutiva.

A instituição também é a 1ª colocada na América Latina.

No ranking global, a medicina da USP foi classificada entre o 51º e o 100º lugares.

A melhor do planeta, na área, é a norte-americana Harvard, seguida pelas universidades de Oxford e Cambridge, ambas do Reino Unido.

A USP teve um ótimo desempenho no ranking da QS: na comparação com a versão divulgada no ano passado, a universidade não perdeu nenhuma área de estudo na lista.

Porém, como um todo, as universidades brasileiras tiveram uma performance pior, e pelo 4º ano consecutivo.

“O problema não é a queda na performance do Brasil esse ano, já que flutuações como essa são comuns. O problema é que vemos uma tendência cada vez mais difícil de reverter”, disse Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS ao site EXAME.

A medicina é uma das áreas em que o Brasil teve melhor desempenho no levantamento, com 15 universidades ranqueadas.

Somadas todas as mais de 40 áreas de estudo analisadas, as faculdades brasileiras aparecem 211 vezes nas listas da QS.

OS 15 MELHORES CURSOS DE MEDICINA, DO PAÍS, SEGUNDO O ESTUDO

Universidade de São Paulo (USP), entre 51º e 100º;

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 201º e 250º;

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 201º e 250º;

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre 251º e 300º;

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre 251º e 300º;

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre 251º e 300º;

Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre 301º e 350º;

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), entre 401º e 450º;

Universidade de Brasília (UnB), entre 401º e 450º;

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre 401º e 450º;

Universidade Federal da Bahia (UFBA), entre 401º e 450º;

Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 401º e 450º;

Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 451º e 500º;

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), entre 451º e 500º;

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 451º e 500º.

Fonte: exame.abril.com.br