UNETRI PARTICIPA DE SESSÃO DA CÂMARA DE DIONÍSIO CERQUEIRA QUE TRATOU SOBRE A ADUANA
Durante a “Tribuna Livre”, foram explanados os números do movimento pela Aduana e Porto Seco de Dionísio Cerqueira, que estão abaixo do que era projetado
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto: Comunicação Unetri
Representantes da Unetri Faculdades, juntamente com integrantes da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, do Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira – NECEF e do Núcleo de Contadores da Fronteira – NCF, participaram da última sessão ordinária de 2024 da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro.
Durante a “Tribuna Livre”, o coordenador do NECEF, Joacir Fransozi, fez uma explanação detalhada sobre os números do movimento pela Aduana e Porto Seco de Dionísio Cerqueira.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unetri, professor Cleonir Luiz Welter, salientou que durante a apresentação, Fransozi ressaltou a importância, para a trifronteira e região, do avanço e aumento do movimento já obtido, mas destacou que esses números ainda estão muito abaixo do que era projetado, e das potencialidades do novo Porto Seco.
“Ele demonstrou também a necessidade urgente de soluções que aprimorem o atendimento prestado pelos órgãos de fiscalização aduaneira, flexibilizando e agilizando o movimento de cargas”.
De acordo com os números apresentados, a nova Aduana tem gerado resultados positivos quanto ao fluxo de cargas, inclusive em outubro passado bateu o recorde mensal de passagem de caminhões.
No entanto, Fransozi enfatizou que mesmo com esse aumento, o total de cargas está bem abaixo do esperado e do que era projetado para o ano de 2024.
“O coordenador do NECEF explicou que as projeções indicavam este ano passariam em torno de 34 mil caminhões pela Aduana, mas o ano fechará com cera de 23 mil caminhões. Apesar dos esforços conjuntos do poder público municipal e da iniciativa privada, bem como os benefícios fiscais implementados pelo Governo de Santa Catarina, o número de cargas que passam pela nossa fronteira não está atingindo os totais que deveriam alcançar, e isso vem de uma situação de longa data, que é a necessidade de melhorias nos serviços prestados pelos órgãos fiscalizadores, a fim de garantir maior agilidade e eficiência nos processos”.
Cleonir destacou que “estamos diante de uma oportunidade única para alavancar o desenvolvimento da região de fronteira. Nós, enquanto instituição, precisamos estar presentes em eventos e iniciativas que tragam informações tão relevantes, e seremos um importante aliado na formação e qualificação da mão de obra, preparando profissionais para atender às novas demandas”, enfatizou Welter.
“A apresentação reforçou a relevância de parcerias entre o setor público, privado e educacional, para fortalecer a economia local e capacitar a população, aproveitando o potencial logístico e estratégico proporcionado pela nova Aduana. Além disso, os vereadores se comprometeram em buscar soluções junto às instâncias competentes, para melhorar o atendimento prestado pelos órgãos de fiscalização”, afirmou Cleonir Luiz Welter.
A sessão também contou com a presença de lideranças locais, empresários e autoridades, os quais têm a expectativa que as reivindicações apresentadas durante a reunião ganhem celeridade e contribuam para a consolidação de Dionísio Cerqueira como um polo logístico e econômico de destaque.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri