ACADÊMICAS DA UNETRI SE DESTACAM NO HACKATHON E AVANÇAM COM PROJETO INOVADOR NO AGRO 4.0
Equipe da Unetri obteve o 2º lugar no Hackathon 2024, e a ideia foi selecionada para incubação
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri
O reconhecimento no Hackathon 2024 não apenas celebra o talento dos acadêmicos da Unetri, mas também consolida a instituição como referência no apoio à inovação e ao empreendedorismo.
Uma equipe de acadêmicos da Unetri conquistou o segundo lugar no Hackathon 2024, destacando-se com o projeto “Doc Agro”, uma plataforma de gestão para agricultores orgânicos.
A ideia foi selecionada para incubação, consolidando a importância do incentivo institucional na formação acadêmica e inovação.
Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe, formada por acadêmicos da Unetri Faculdades, foi premiada em eventos de promovidos pelo Sebrae-PR.
Em 2023, a participação foi no Ideathon. Agora, em 2024, a instituição marcou presença no Hackathon.
Ambos os eventos reuniram um grupo de pessoas com diferentes habilidades e conhecimentos, para trabalhar juntas em um desafio específico: a geração de ideias inovadoras e soluções criativas, com o uso da multidisciplinaridade.
Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unetri, professor Cleonir Luiz Welter, o apoio institucional é fundamental para estimular a criatividade e a aplicação prática do conhecimento adquirido em sala de aula.
“A participação nesses eventos, fazem os acadêmicos pensarem, juntamente com sua equipe, soluções ‘fora da caixa’ para problemas que parecem ser complexos no início. Isso é fundamental, pois traz um retorno sobre o aprendizado e a capacidade de aplicação, na prática, de conhecimentos teóricos de sala de aula, além de reforçar o papel da instituição em promover ações de impacto positivo na sociedade”, afirmou Welter.
Este ano, a primeira etapa do Hackathon foi realizada em Realeza-PR, com o tema "Agro 4.0".
A Unetri Faculdades esteve representada por uma equipe, formada pelos acadêmicos: Alice Ferretti Debona, Andréia de Oliveira e João Vitor Pastori, além de Isadora Luiza Krewer, de Guarujá do Sul (comunidade externa).
Após dois dias intensos de atividade, a equipe da Unetri foi coroada com o segundo lugar geral.
Neste ano, além da premiação em dinheiro, o evento possibilitava aos primeiros colocados a participação de um período de pré incubação.
Na etapa de pré incubação, as acadêmicas Alice e Andréia, se desafiaram para, aliadas com o apoio de mentores do Sebrae/PR, levarem a proposta inicial, que consiste no desenvolvimento de uma plataforma de gestão para agricultores orgânicos, focada em finanças, análises e automação do caderno de campo, denominado Doc Agro.
“Essa etapa de pré incubação consiste em validar a ideia, planejar o negócio, desenvolver competências em gestão, marketing, finanças e apresentar suas potencialidades no mercado”.
No dia 26 de novembro as acadêmicas realizaram a banca de apresentação para profissionais do Centro de Empreendedorismo Inovador de Realeza – CER.
Na tarde do dia 9 de dezembro, elas receberam a notícia da seleção do projeto Doc Agro, para o período de incubação.
“É um grande motivo de orgulho para a Unetri, e mostra que nossa missão, e os nossos objetivos estão sendo consolidados no meio acadêmico” disse o professor Cleonir.
Para as acadêmicas, autoras da ideia de inovação, o incentivo para a participação em eventos dessa magnitude, foi uma experiência transformadora, que agrega conhecimentos e experiências para a formação profissional e pessoal.
A acadêmica Alice ressaltou que o apoio da Unetri Faculdades foi muito importante e motivador, pois além de as incentivar, as ajudou nos custos de deslocamento.
“Saio dessa fase de pré-incubação, com muito conhecimento e experiências que, com certeza, vão agregar muito na minha formação”, afirmou.
Já para a acadêmica Andréia, a participação na pré-incubação, após o Hackathon, foi uma experiência transformadora.
“Cada encontro trouxe desafios e aprendizados, nos ajudando a evoluir como equipe, e a aprimorar nosso projeto. A troca de ideias com o mentor e outros participantes ampliou nossa visão de mercado e fortaleceu nossa ideia”.
Andréia destacou que a Unetri Faculdades esteve ao lado da equipe desde o início, acreditando em no projeto e oferecendo o apoio necessário.
“Saímos mais preparadas, com uma base sólida para nossa solução, e ansiosas para a próxima etapa”, ressaltou Andréia.
“O reconhecimento no Hackathon 2024 não apenas celebra o talento dos acadêmicos da Unetri, mas também consolida a instituição como referência no apoio à inovação e ao empreendedorismo”, concluiu o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unetri, professor Cleonir Luiz Welter.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri