Vestibular

SEMANA DE ATIVIDADES ESPECIAIS RECEBE NOVOS ACADÊMICOS DA UNETRI

A Unetri Faculdades recebeu, na noite de 26 de fevereiro, os novos acadêmicos da instituição. Ao longo dessa semana, todas as noites, acontecerão atividades especiais, marcando o início do ano letivo para os calouros.
A programação dessa semana foi organizada pela coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante –NAE, professora Fabíola Ortega, com os líderes de turma dos períodos dos veteranos, do terceiro semestre e do sétimo semestre.
Fabíola destacou que a vida universitária proporciona uma série de mudanças ao acadêmico (a) ingressante, sejam elas de nível socioeconômico, cultural, emocional, dentre outros.  “O ingresso na universidade é um momento de grandes mudanças e desafios para os calouros, que precisam lidar com novas exigências acadêmicas, sociais e pessoais”. Fabiola afirmou que esse novo momento da vida é de grande expectativa e ansiedade para os(as) estudantes.  É também, uma oportunidade de ampliar os conhecimentos, desenvolver novas habilidades e construir uma carreira profissional. No entanto, é importante estar preparado para os desafios que o aguardam. “A recepção aos calouros (as) pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse desse período, proporcionando aos alunos informações e suportes necessários para um início de curso mais tranquilo e bem-sucedido”, citou.
Na Unetri o acadêmico conta com o NAE, que tem como papel fundamental servir como referência ao público universitário, buscando promover ações que possibilitem o acolhimento, bem como, o desenvolvimento pessoal, intelectual, social e cultural, com inserção, qualidade e autonomia na vida acadêmica. “Por entender a importância de acolher o(a) acadêmico(a), que passa por um período de mudança, bem como de inseri-lo(a) no contexto universitário, a Unetri desenvolve um projeto de recepção e acolhida, pautado no acolhimento, orientação e integração”.  O objetivo geral é recepcionar e acolher o acadêmico ingressante nos cursos na Unetri, no ano de 2024.
Como objetivos específicos, proporcionar espaços de integração entre os acadêmicos e professores no sentido de construir um ambiente saudável e acolhedor ao ingressante; estimular a integração entre os acadêmicos por meio de atividades de apadrinhamento; oportunizar o conhecimento físico da instituição, bem como, do seu funcionamento abordando as normas e regras institucionais; promover espaços de escuta e acolhimento para os estudantes ingressantes.
O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, salientou que a recepção tem o objetivo de acolher os alunos, mostrar a eles a instituição, fazer com que eles conheçam os setores e se sintam bem para o desenvolvimento de todas as atividades durante o ano.

RECEPÇÃO
A recepção dos calouros terá as seguintes atividades:
Recepção Institucional e Passeio pela IES, sob responsabilidade do NAE, Direção e Coordenações.
Ritual de Apadrinhamento – Trote solidário, sob responsabilidade dos Acadêmicos do 2º período e Secretaria Acadêmica.
Atividade da Cápsula do Tempo, plantio da “Árvore da Turma” e partilha da integração, sob responsabilidade do NAE, Secretaria Acadêmica e Coordenações.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri
Fotos: Bruno Henrique Carbonera