Conhecimento

PRIMEIRO DIA: 6ª SEMANA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR - SEGUNDA ETAPA E 3ª MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Com a temática “Novos Cenários: Gerenciando Aspectos Econômicos e Sociais”, o primeiro dia teve palestras e bate papo com os palestrantes
Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri

A Unetri Faculdades iniciou, na noite desta segunda-feira, 25 de setembro, a segunda etapa da 6ª Semana Acadêmica Interdisciplinar e Submissão de Trabalhos, na 3ª Mostra de Trabalhos Científicos da Unetri.
Nesta terça-feira, às 19 horas, acontecerá o segundo dia, com a 3ª Mostra de Trabalhos Científicos da Unetri.
A Semana Acadêmica é realizada pela Unetri Faculdades, por meio da direção acadêmica, do departamento de Pesquisa, Pós e Extensão, NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) e NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante).
O evento tem o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC SC, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC PR e do Conselho Regional de Administração do Paraná – CRA PR e tem como temática central: “Novos Cenários: Gerenciando Aspectos Econômicos e Sociais”.
Para a Mostra, poderão ser apresentados trabalhos científicos dos gêneros pôster acadêmico, resumos expandidos e artigos científicos.
Os palestrantes da noite foram o Representante do Conselho Regional de Administração do Paraná – CRA PR - Subseção do Sudoeste, Carlos Alberto Maschio, e o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRC SC – Delegacia de Dionísio Cerqueira e diretor Financeiro e Administrativo da Unetri, Carlos Vaderley Porfírio.
O bate papo com os acadêmicos foi conduzido pelo diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, e teve a participação, além de Carlos Alberto Maschio e de Carlos Porfírio, do Delegado do Conselho de Contabilidade do Paraná – CRC PR – Delegacia de Pranchita, Rafael Gaitkoski.
Também participaram das atividades, a Diretora Geral da Unetri, Juvani Cecília Zimmermann Pivatto; a coordenadora do NAP, professora Elizandra Fiorin Soares; a coordenadora do NAE, professora Fabíola Ortega, e o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Cleonir Luiz Welter.

OPINIÕES
Carlos Porfírio destacou a importância do evento e citou que a intenção, em um primeiro momento, foi apresentar o que o Conselho Regional de Contabilidade faz, quais são as suas atribuições e por que o futuro profissional tem que seguir as regras e seguir as normas do Conselho de Contabilidade.
“Apresentamos o tripé que mede a atuação do Conselho, que é registrar, fiscalizar e oferecer a educação continuada, e concluímos com um debate participativo e produtivo”, destacou Carlos.
“A importância desses eventos é que a Unetri traz para os acadêmicos uma visão real do que acontece fora da academia. É isso que a gente tenta mostrar: a atuação do Conselho, a atuação do profissional, e como ele pode se inserir nesse contexto futuramente”, afirmou Carlos Porfírio.

Carlos Alberto Maschio salientou que desde que está no Conselho, tem procurado sempre trazer novidades, mostrar o que o Conselho tem de bom, e trazer novas ideias para os estudantes, lembrando sempre a eles da necessidade de procurar mais capacitação, além da propiciada pela faculdade.
“Os Conselhos estão aí para isso, trazer essas ideias novas e fazer novos empresários e novos empreendedores. E essa função não é só dos Conselhos, mas também das Instituições de Ensino, como a Unetri está fazendo com qualidade”, enfatizou Carlos Alberto Maschio.