Cultura e Integração

7º FESTIVAL INTERNACIONAL FRONTEIRA IN CONCERT REÚNE GRANDES MESTRES DO AMBIENTE MUSICAL E ORQUESTRAS, SUPERANDO AS EXPECTATIVAS

A Unetri, Ascoagrin e La Frontera foram apoiadores do Fronteira in Concert, e a Unetri emitiu os certificados para os alunos participantes do evento
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri – Ascoagrin – La Frontera

A Associação Civil Social Artística e Educativa Allegro realizou, nos dias 21, 22, 23, e 24 de setembro, a Sétima Edição do Festival Internacional Fronteira In Concert, que teve a participação da Escola de Música CEMU, que atende várias cidades da província, além de atrações vindas do Brasil e da Argentina, entre elas, de Maringá-PR e de Tucumám-AR.
A Unetri Faculdades, a Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin e o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, juntamente com diversas entidades e empresas brasileiras e argentinas, foram apoiadores do evento.
A Unetri emitiu os certificados para os alunos participantes do 7º Fronteira in Concert.
A programação contou com ensaios; aulas; palestras; workshops e apresentações de orquestral, corais, grupos musicais e Los Mariachis, no auditório da Prefeitura da Dionísio Cerqueira, na Escuela de Frontera 604, em Bernardo de Irigoyen, e no Parque Turístico e Ambiental de Integração, o Lago Internacional da Trifronteira.
Entre os presentes, a Orquestra Filarmônica ADBrás de Maringá; Orquestra Grupettoo; Camerata Allegro; El Mariachi De León de Tucumám; Conjunto CEMU Bonpland; Conjunto de Vientos Tucumán; Orquesta FinC e Coro Municipal de Niños Bernardo de Irigoyen.

OPINIÕES
Miguel Angel, diretor da Associação Civil Social Artística e Educativa Allegro, citou que a sétima edição do Festival Internacional Fronteira in Concert, foi um sucesso, bem mais que o esperado, tanto pela qualidade dos professores, quanto pelos grandes mestres do ambiente musical e pelas orquestras e grupos que se apresentaram.
“O evento foi muito positivo também pela participação maciça da população, que prestigiou os concertos em vários locais da trifronteira”, afirmou.
Miguel ressaltou que todos os participantes das orquestras e os músicos convidados, ficaram muito felizes por participar do evento e já manifestaram o desejo de voltar o próximo ano.
“O festival internacional promove manifestações artísticas de excelência. O Fronteira In Concert promove, divulga e incentiva as expressões artísticas no âmbito das atividades de Coral e Orquestra” citou Miguel Angel.
Raquel Schwab, presidente da Ascoagrin, destacou a importância e grandeza do evento, trazendo para a trifronteira muitos músicos, orquestras e grupos brasileiros e argentinos.
“Além da cultura, o festival incentiva também a movimentação do turismo e o movimento econômico, com a vinda de muitas pessoas ao território da trifronteira, o que incrementa a ocupação hoteleira e gastronômica, além de outros setores da economia” enfatizou Raquel Schwab.
Jonas Grejianin Pagno, diretor acadêmico da Unetri Faculdades, salientou a importância da Unetri estar presente, apoiar o evento e emitir os certificados de participação.
“Para nós da Unetri, é uma satisfação estar contribuindo com esse processo, enquanto extensão universitária, formalizando a entrega dos certificados”.
Jonas explicou que Unetri fez um projeto interno e registrou os mais de 210 certificados entregues aos participantes, nas categorias em que cada um participou: oficinas de violino, de violoncelo, de viola, entre outros.
“A Unetri se sente honrada e é importante participar desse processo. Desta forma, os participantes das oficinas têm também uma certificação válida e que podem agregar e incluir nos seus currículos”.

SEMANA ACADÊMICA DA UNETRI
“Para a Unetri também é importante essa inserção em atividades culturais, e outro exemplo disso é a Semana Acadêmica Interdisciplinar da Unetri e a Mostra de Trabalhos Científicos, que acontecem hoje, 25 de setembro, e amanhã 26, que terá também apresentação do Instituto Alegro e do CEMU”.
Jonas destacou que esta é uma forma de estimular e por os acadêmicos em contato com esse tipo de música e de arte, pois é importante conhecer a música erudita, a música clássica, outros instrumentos e outras formas da expressão cultural.
“O Ensino Superior, o Ensino Universitário, deve propiciar a diversidade das expressões culturais que existem aqui na nossa região. Isso também faz parte do currículo e da própria missão da Unetri: estimular, divulgar e propiciar o contato dos estudantes a esses tipos de expressões culturais”, concluiu o professor e diretor acadêmico Jonas.

Fonte: Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri –