PROGRAMAÇÃO: 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO LA FRONTERA SERÁ DE 11 A 15 DE OUTUBRO
A participação é gratuita em todas as atividades do evento, uma delas, palestra ministrada por Hortência, a “rainha do basquete brasileiro” (programação na sequência)
CRÉDITO: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação La Frontera – Ascoagrin – Unetri
Foto: Francisco Wildes(E), José Crestani, Mônica Franchini, Karina Zanoni Rodrigues e Thyago Gnoatto Gonçalves
Na tarde desta segunda-feira, 28 de agosto, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, foi sede de uma coletiva à imprensa, para divulgar a programação do 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera.
Participaram do evento, o prefeito de Dionísio Cerqueira e presidente do CIF, Thyago Gnoatto Gonçalves; o presidente do Comitê Territorial La Frontera, José Crestani; a vice-presidente, Mônica Franchini; a diretora executiva do CIF, Karina Zanoni Rodrigues; o responsável pelo Escritório do Sebrae da Fronteira, Francisco Wildes; e a imprensa de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen.
O 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera é uma realização a prefeitura municipal de Dionísio Cerqueira, com apoio do Comitê Territorial La Frontera, e vai acontecer de 11 a 15 de outubro, na trifronteira, no Parque Turístico e Ambiental de Integração, o Lago Internacional da Trifronteira.
Será um grande e diversificado evento, cuja participação é gratuita em todas as atividades, e terá apresentações culturais pelos municípios participantes; feira do JEPP; Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera; Corrida Internacional La Frontera (em Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio), Seminário Internacional de Turismo, Conexões Empresariais, com palestra ministrada por Hortência, a “rainha do basquete brasileiro”; Ideathon Internacional, com a presença de universidades; encontro internacional de bateristas, com atrações nacionais e internacionais, entre ouros atrativos (programação completa no final da matéria).
O 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera vai mobilizar 18 municípios que integram o Comitê: Bernardo de Irigoyen, San Antonio e Andresito, da Argentina; Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Flor da Serra do Sul, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste e Santo Antonio do Sudoeste, do Paraná; e Anchieta, Dionísio Cerqueira, e Palma Sola, de Santa Catarina.
COLETIVA
“Todo esse trabalho que está sendo feito é em nome do Comitê Territorial La Frontera. Setores Público e privado unindo forças para o desenvolvimento sustentável dos municípios do território”.
O prefeito Thyago Gnoatto Gonçalves destacou a grandeza e amplitude do evento e a satisfação por acontecer na trifronteira.
“Nosso território de fronteira ganha força e destaque, sendo uma referência em cooperação, através de ações conjuntas em prol do desenvolvimento regional. É fundamental a participação e apoio de toda a comunidade nos eventos que realizamos. Sintam-se todos bem vindos para o 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera”.
O presidente do La Frontera, José Crestani, destacou a importância das parcerias, que são a forma como o La Frontera trabalha, e agradeceu os municípios que integram o CIF, e os municípios que integram o La Frontera; ao Sebrae; e aos patrocinadores o evento, o Sicredi, a Cresol e o Governo de Santa Catarina.
Crestani destacou o 4º Conexões Empresarias, que terá palestra com a ícone do basquete, Hortência, e é realizado em parceria com as Associações Empresarias dos municípios do território.
Mônica Franchini ressaltou que os 18 municípios que integram o La Frontera terão espaço durante o festival, para seus alunos e professores apresentarem os trabalhos realizados pelo Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, para realizarem suas apresentações artístico/culturais e para mostrar o artesanato de cada município, que irá apresentar o melhor de si.
A mostra cultural terá desde apresentação de Orquestras, até show de tango.
Karina Zanoni Rodrigues destacou o 1º Festival Gastronômico Sabores La Frontera, que acontecerá em todos os cinco dias do festival, envolvendo sete restaurantes de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, que estão sendo capacitados pelo Sebrae para o Festival.
Inclusive, eles oferecerão pratos inéditos, que estão sendo criados especificamente para o 1º Festival Internacional de Turismo La Frontera.
Francisco Wildes enfatizou a amplitude da programação e fez um parêntesis para convidar a população para a inauguração, em 21 de setembro, da Sala do Empreendedor Internacional, em Bernardo de Irigoyen, que será a primeira do Basil neste contexto.
Também destacou o Ideathon internacional, uma maratona de ideias, para o qual as universidades serão convidadas, e os jovens desenvolverão ideias, a partir de um tema proposto, no caso o turismo na fronteira, pensando soluções para o tema proposto, podendo, inclusive, gerar startups a partir dessas ideias.
A segunda edição do Seminário Internacional do Turismo também foi destacada por todos, devido sua importância e abrangência.
A palestrante será Patrícia Albanezzi, Coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae/PR, que vem de Curitiba parta o evento, que terá, também, a apresentação de cases de sucesso.
PROGRAMAÇÃO
DIA 11 DE OUTUBRO, DAS 13h30 ÀS 17h30
Mostra de Educação Empreendedora JEPP;
DIA 12 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
Abertura do 1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
Tarde Cultural, com apresentações culturais pelos municípios participantes.
DIA 13 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
2º Seminário Internacional de Turismo La Frontera: das 14 horas às 16h30.
DIA 14 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
Conexões Empresariais, das 14h30 às 17 horas.
DIA 15 DE OUTUBRO, DAS 10H30 ÀS 22H30
1º Festival Gastronômico Internacional - Sabores de La Frontera;
Encontro Internacional de Bateristas, às 14 horas;
1º Corrida Internacional La Frontera, às 8 horas, em Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri