UNETRI RECEBE MISSÃO TÉCNICA DO SEBRAE, PREFEITOS E LIDERANÇAS DE RORAIMA
O grupo conheceu a Unetri, Ascoagrin, Sebrae Barracão, CIF, Aduanas e pontos turísticos
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri e Ascoagrin
Uma comitiva do estado de Roraima, composta pelo diretor superintendente e técnicos do Sebrae-RR, prefeitos, empresários e lideranças, esteve na trifronteira, no dia 19 de maio, para conhecer boas práticas de desenvolvimento territorial e transfronteiriço.
Com o mesmo propósito, no próximo dia 25 de maio, uma comitiva de prefeitos, empresários, lideranças empresarias da Federação das Associações Empresarias do Acre – Federacre, e deputados daquele estado, também visitará a trifronteira.
A comitiva de Roraima visitou a Unetri Faculdades, a Aduana de Cargas e a Aduana de Turistas, o Sebrae Fronteira (localizado em Barracão), o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, a Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, e pontos turísticos, como o Marco das Oito Fronteiras, o Lago Intermunicipal da Fronteira, o “Marco Grande”, o Free Shop e a Argentina.
As atividades iniciaram pela manhã, na Unetri Faculdades.
Na oportunidade, o diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, explanou sobre a história da instituição, porque foi instituída, sua missão e seus propósitos, a importância do Ensino Superior presencial na trifronteira, a formação das turmas e o estágio que a Unetri está hoje.
A diretora executiva do CIF, Karina Zanoni falou sobre o Consórcio, sua formação, envolvimento, atuação e seus projetos e ações.
O assessor de comunicação da Ascoagrin e da Unetri, Luiz Carlos Gnoatto, destacou que no âmbito da Ascoagrin, que realiza, a cada eleição, o debate com os candidatos a prefeito, surgiram as primeiras discussões para que Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul passassem a realizar ações conjuntas, culminando na criação do CIF pelos três prefeitos eleitos na época.
O gerente da Regional Sul do Sebrae Paraná, Cesar Colini, apresentou a atuação da regional, que envolve os municípios do Sudoeste do estado, chegando até União da Vitória.
A presidente do Comitê Territorial La Frontera, Talita Casagrande, fez uma explanação sobre o Comitê, seus projetos e ações, envolvendo os 18 municípios que integram o La Frontera.
Na parte da tarde, aconteceram as visitas aos locais citados.
Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae de Roraima, destacou a importância do Sebrae-RR em promover a missão técnica.
“O objetivo do Sebrae em promover uma missão como esta, trazendo prefeitos e representantes das respectivas secretarias municipais, foi para que todos tivessem o conhecimento e identificassem as melhores práticas de gestão pública, para o fortalecimento do ambiente de negócios, a melhoria da gestão empresarial, e da própria gestão pública”.
Emerson enfatizou que a avaliação da missão técnica é a melhor possível e extremamente positiva.
“Conseguimos identificar práticas que são possíveis de serem implementadas nos diversos municípios de Roraima, que tiveram representantes na missão técnica”.
O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, afirmou que para a Unetri, foi de muita alegria poder compartilhar a sua história, desde a criação da instituição, a composição do quadro social e todos os processos para sua instalação e funcionamento, as primeiras turmas de acadêmicos e o estágio que a Unetri está hoje.
“Mostramos que a Unetri destaca o protagonismo local, pelo qual empresários da trifronteira, entendendo a necessidade e a oportunidade de termos novamente o Ensino Superior presencial aqui na fronteira, fizeram essa grande ação, constituindo a União de Ensino da Trifronteira – Unetri Faculdades, cuja atuação envolve a trifronteira e a região”.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri