UNETRI MINISTRA CURSO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PERMANENTE
Atual etapa envolveu profissionais da secretaria municipal de Anchieta e de Palma Sola. Capacitação evolve ainda os municípios de Princesa e São José do Cedro
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri
A Unetri Faculdades está realizando o Projeto de Extensão: “Saúde – Educação e Formação Permanente”. O projeto envolve profissionais das secretarias municipais de Saúde de Anchieta, Palma Sola, Princesa e São José do Cedro. Nesta quinta-feira, no campus da Unetri, aconteceu mais uma etapa da capacitação, ministrada pelo professor Ademir Zimmermann, envolvendo profissionais da Saúde de Anchieta e de Palma Sola. A próxima etapa, em data ainda a ser definida, envolvera profissionais dos quatro municípios.
A coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unetri Faculdades, professora Rosana Salete Piccininn, destacou que a educação permanente das equipes de Saúde da Família constitui importante estratégia para desenvolver a reflexão crítica sobre as práticas dessas equipes. “No entanto, para que haja um processo dialético entre os saberes dos profissionais e os saberes da comunidade, é preciso que o projeto de educação permanente esteja orientado para a transformação do processo de trabalho, englobando as necessidades de aprendizagem das equipes com conhecimentos, habilidades, atitudes e valores da comunidade”, afirmou. Neste contexto, ressaltou Rosana, torna-se importante que os gestores tenham a preocupação no que tange à construção e a prática de projetos de educação permanente. “Consequentemente, a qualificação crescente dos profissionais das equipes irá se refletir na maior qualidade da atenção oferecida à população, possibilitando-lhe melhores condições de saúde e de qualidade de vida” salientou a coordenadora, Rosana Salete Piccininn.
OBJETIVO GERAL
Ampliar e fortalecer a atenção à saúde no que tange à Educação e Formação Permanente, a partir da (re) organização do processo de trabalho das equipes, objetivando a melhoria do acesso e da qualidade da atenção para todos os usuários dos municípios supracitados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Melhorar a qualidade dos serviços, mediante um processo educativo permanente e comprometido com a prática do trabalho; Aumentar a resolutividade das ações frente aos problemas prevalentes; Aguçar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família; Fortalecer o compromisso com a saúde da população por parte dos membros da equipe.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri