Conhecimento

PROJETO CONQUISTANDO CONHECIMENTO: UNETRI RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO BOM JESUS, DE BOM JESUS DO SUL

Essa integração tem como foco o ensino, o conhecimento, a aprendizagem e a motivação dos estudantes, para serem protagonistas de suas próprias aprendizagens
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetr
i

A Unetri Faculdades está desenvolvendo o projeto “Conquistando o Conhecimento – Unetri na Escola”, recebendo, em seu campus, alunos do Ensino Médio de colégios da região.
Nesta quarta-feira, 28 de setembro, alunos do Colégio Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul, estiveram na Unetri para as atividades.
Segundo a coordenadora do projeto “Conquistando o Conhecimento", do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP, e do curso de Pedagogia da Unetri, professora Elizandra Fiorin Soares, o objetivo do projeto é estabelecer parcerias com as escolas estaduais de Ensino Médio, promovendo a integração entre a prática docente, com foco no aprendizado dos alunos e na busca pelo conhecimento.
Professores e coordenadores das escolas repassam, aos professores da Unetri, o conteúdo a ser trabalhado, e estes desenvolvem “aulas” para os estudantes, durante visita à instituição.
“Os docentes, da Unetri e os docentes das escolas interagem para desenvolver práticas educativas motivadoras. Há uma troca de experiências entre os professores da Unetri e os professores das escolas, no desenvolvimento de atividades que promovam o ensino, como forma de motivar os estudantes em outros ambientes, despertando neles o interesse pelo conhecimento”.
Essa prática se torna de suma importância para motivar os alunos, estando em outros ambientes educativos, mas pensando os conteúdos da prática educativa dos professores.
Elizandra citou que fazendo essa união entre as escolas e a Unetri, a Unetri tem a função de fazer este relacionamento social, e a escola, a função de ser um espaço de produção de conhecimento.
“Estamos agregando e interagindo esses dois elementos, sempre pensando no ensino, no conhecimento, na aprendizagem e na motivação dos estudantes, para serem protagonistas de suas próprias aprendizagens”.
A coordenadora de Pedagogia da Unetri ressaltou que essa união e interação de conhecimentos práticos na área da educação, entre os professores da Unetri e das escolas, faz com que haja, ininterruptamente, uma formação continuada entre os professores.
“Isso tudo sempre com o foco de ajudar o aluno em sua aprendizagem e desenvolvimento, para que ele sinta prazer em conquistar o conhecimento e em ser protagonista desse conhecimento”, concluiu a professora Elizandra Fiorin Soares.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri