Presença

PROFESSORA E ACADÊMICA DA UNETRI MINISTRAM PALESTRA EM COLÉGIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA

EEB Gov Irineu Bornhausen promoveu a Semana de Inclusão, para que os alunos acompanhem de perto a realidade da pessoa com deficiência
Edição: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri

A Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornahusen, do bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, realizou uma semana de atividades, relacionadas à realidade da pessoa com deficiência. A Unetri Faculdades marcou presença na Semana de Inclusão, através da palestra de abertura, ministrada pela coordenadora do curso de Pedagogia, pedagoga Elizandra Fiorin Soares, e pela acadêmica do curso, Leandra Lazarotto.

A direção do colégio destacou que quando pensamos em mudar o mundo, a inspiração é um dos sentimentos que nos impulsiona, e, é capaz de qualquer transformação. “Porém, de nada vale a inspiração se não tivermos atitude para vencermos todos os obstáculos em nossas vidas e transformar sonhos em realidade”. É com essa inspiração que no Brasil, este ano, está sendo levada a toda população, a importância de se eliminar as barreiras, as quais impedem a garantia da Inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla deste ano,  desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes - Fenapaes desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto, e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, e vem chamar a atenção de toda a sociedade sobre os direitos já conquistados por meio de leis e políticas públicas, das pessoas com deficiência, uma vez que a própria Lei Brasileira da Inclusão, em seu artigo 4º nos diz: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. “Porém, ainda temos muitas barreiras que impedem a inclusão dessas pessoas na sociedade, sendo elas urbanísticas ou culturais, uma vez que, mesmo por um número pequeno da sociedade, a discriminação faz com que essas pessoas não tenham a plena acessibilidade. Portanto, nesta semana, a EEB Governador Irineu Bornhausen, promoveu várias atividades para que os alunos pudessem acompanhem de perto a realidade da pessoa com deficiência.

As atividades contemplaram a comunidade escolar com a palestra de abertura, ministrada pela coordenadora do curso de Pedagogia da Unetri Faculdades, pedagoga Elizandra Fiorin Soares, e pela acadêmica do curso, Leandra Lazarotto; visita à APAE de São José do Cedro, onde os visitantes foram recepcionados pela diretora, Ediane Siebeneichler e funcionários; palestra ministrada pela Assistente Social e pela Psicóloga da APAE de Barracão, Alice Werner e Fernanda Dall Agnol. Como encerramento da semana da inclusão, as turmas do ensino fundamental séries finais, assistiram os filmes Extraordinário e Milagre do Paraíso, os quais abordam temas como superação, bullying, preconceito familiar, entre outras. Segundo a diretora da EEB Irineu Bornhausen, Tere Camargo, todas as ações foram de extrema importância, pois os alunos sentiram de perto a realidade da pessoa com deficiência. “Neste ano, estamos pondo em prática o tema da escola: ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’, em consonância com a campanha nacional”, concluiu Tere Camargo.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Unetri