PROJETO DE EXTENSÃO DO IFPR, “CINE FRONTEIRA”, CONTINUA NESTE SÁBADO

O filme “Mustang” (indicado ao Oscar de Filme estrangeiro em 2015), será apresentando no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira, às 15 horas deste sábado, 7 de outubro

O Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR, dá continuidade, neste sábado, 7 de outubro, ao projeto de extensão “Cine Fronteira”.
O filme a ser exibido é “Mustang”, uma produção da França e da Turquia, do ano 2015, que foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (representando a França)
O filme abre o último eixo temático da programação deste ano: “A mulher como protagonista de si mesma”.
Após a exibição, haverá um debate sobre as questões levantadas pelo filme.
Ao longo do ano, serão exibidos 18 filmes, pelo projeto Cine Fronteira. O primeiro foi A História Oficial, em 18 de março.
As exibições são públicas e gratuitas, para a comunidade da tri fronteira e região, e acontecem no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira, sempre às 15 horas.
O projeto tem como intuito estimular a afirmação dos valores, identidades, diversidade e pluralismo cultural; discutir questões sociais a partir de produções cinematográficas; fomentar a formação de público de cinema e integrar as populações de Brasil e Argentina na região da tri fronteira.

MUSTANG
É Verão na Turquia. Lale e as suas quatro irmãs vivem em uma pequena aldeia, marcada pelo Islamismo, com a avó e com o tio.
Um dia, depois do fim das aulas, elas são apanhadas a brincar na praia, com alguns colegas de escola.
A brincadeira, apesar de inocente, é mal interpretada pelos familiares, que a consideram inapropriada, “um pecado”. O castigo não tarda e as cinco meninas são fechadas em casa, proibidas de qualquer contato com o mundo exterior.
A casa da família transforma-se, lentamente, em uma prisão e os casamentos das meninas começam a ser planejados.
Porém, incapazes de se deixarem dominar, elas encontram as suas próprias formas de contornar as regras que lhes são impostas.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

PROJETO DE EXTENSÃO DO IFPR, “CINE FRONTEIRA”, CONTINUA NESTE SÁBADO

Após a exibição, haverá um debate sobre as questões levantadas pelo filme.

MUSTANG

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto