Ranking

UFRJ É A MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÍS; UNICAMP PASSA USP E ESTÁ EM SEGUNDO LUGAR

UFMG e UFRGS aparecem em quarto e quinto lugares, respectivamente

Fonte: RUF (Folha de São Paulo) – Foto: Reprodução Wikipedia

A Folha de São Paulo divulgou o ranking de 2017 das melhores universidades brasileiras.

E a lista veio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro em primeiro lugar, confirmando a colocação que assumiu em 2016.

O segundo lugar ficou com a Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp), tirando o posto que era ocupado pela Universidade Estadual de São Paulo – USP.

A USP, que liderava o ranking desde o início da pesquisa, em 2012, caindo para segundo lugar em 2016, agora ficou com a terceira colocação.

A universidade catarinense melhor colocada no ranking é a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, na 6ª posição.

Já a melhor universidade paranaense no ranking é a Universidade Federal do Paraná – UFPR, na 8ª posição.
Confira a lista das 195 melhores universidades do Brasil acessando o link: http://ruf.folha.uol.com.br/2017/ranking-de-universidades/

O Ranking Universitário Folha - RUF é considerada a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do Brasil.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.

Na edição de 2017 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

Organizado pelo jornal Folha de São Paulo, o ranking classifica 195 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

O critério de maior peso é qualidade de pesquisa (42%), seguido de perto por qualidade de ensino (32%). A avaliação no mercado compõe 18% da nota, e internacionalização e inovação respondem, cada uma, por 4% da avaliação final.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.

Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO (2013 e 2014), Web of Science (2013, 2014 e 2015), Inpi (2006-2015), Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015) e em duas pesquisas nacionais do Datafolha.

Fonte: http://ruf.folha.uol.com.br

Ranking