
MEC ANUNCIA MEDIDA QUE PROÍBE A CRIAÇÃO DE CURSOS DE MEDICINA POR 5 ANOS
Decreto impede ainda a ampliação de vagas por instituições que já têm o curso
Fonte: 1.folha.uol.com.br – Foto: Material usado em faculdade de medicina do interior de São Paulo (crédito: Lucas Lacaz Ruiz - 11.mai.2017/ Folhapress)
O MEC (Ministério da Educação) confirmou, nesta quinta-feira, 5 de abril, o decreto de uma moratória que impede a criação de cursos de medicina por cinco anos.
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, duas portarias serão editadas nesta sexta-feira, 6 de abril, que será seu último dia à frente da pasta.
“Entendemos que chegamos a um patamar de atendimento pleno das necessidades”, disse o ministro.
Com a moratória, fica proibido tanto a criação de cursos de medicina, quanto a ampliação de vagas por instituições que já oferecem a carreira.
De acordo com o MEC, a medida tem validade tanto para instituições públicas quanto privadas.
Uma das duas portarias será destinada para a vinculação das universidades estaduais.
Embora a União não possa interferir nos estados, a expectativa é de que eles sigam a orientação estabelecida pelo ministério.
A decisão foi tomada após uma avaliação de que a oferta de cursos de medicina cresceu demais nos últimos anos.
Segundo números do MEC, de 2013 até o ano passado, o número de vagas saltou de 19 mil para 31 mil.
“Daqui por diante teremos uma parada, respeitando o que foi planejado e deliberado. Teremos um horizonte para que a formação médica no Brasil passe por uma avaliação completa”, disse Mendonça.
Fonte: 1.folha.uol.com.br