Dia Internacional da Mulher

ACADÊMICOS CONHECEM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE EMPRESÁRIA, PEDAGOGA E CONTADORA

Atividade, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, aconteceu na noite de quarta-feira, com depoimentos de três mulheres, que atuam em diferentes segmentos da sociedade, ligados aos cursos ofertados pela instituição

Fotos e Texto: Luiz Carlos Gnoatto
A Unetri Faculdade, de Barracão, realizou, na noite de quarta-feira, 7 de março um  evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
 O objetivo foi o de valorizar a atuação feminina em todos os setores da sociedade, homenagear as alunas da instituição e resgatar aspectos que marcaram a trajetória de lutas e conquistas de direitos que ocorreram durante ao longo da história.
Para tanto, a Unetri reuniu os acadêmicos, para ouvir o depoimento de três mulheres, que atuam em diferentes segmentos, mas especificamente ligados aos cursos de graduação da Instituição, Pedagogia, Administração e Ciência Contábeis.
As profissionais falaram sobre sua trajetória de vida pessoal e profissional, e sobre a presença da mulher no mercado de trabalho.

As mulheres convidadas foram:
Javelenice Massaia, contadora e pós-graduada em gestão financeira e controladoria, e sócia da empresa Ativa Contabilidade, que faz parte do Grupo Ativa.
“Mostrei um pouco da atuação e da capacidade da mulher enquanto contadora, e também em qualquer atuação que ela venha a exercer, como ela pode contribuir e o que pode conseguir em sua profissão. Hoje, com muito esforço e dedicação, cada vez mais estamos conquistando espaços em todas as frentes da sociedade e do mercado de trabalho, inclusive rompendo barreiras e conquistando credibilidade e confiança profissional perante os homens”, salientou Javelenice.

Áurea Spies, professora e pedagoga aposentada, pelo Estado do Paraná, pós-graduada em administração escolar, e atualmente é secretaria de Educação do município de Barracão;
“Falei aos estudantes sobre a capacidade de superação, de organização e de sensibilidade da mulher, usando o exemplo de minha mãe, que é uma referência para mim. Éramos uma família pobre e minha mãe ficou viúva cedo, tendo sete filhos, mas sempre manteve o entusiasmo e a determinação, superando as dificuldades. Minha mãe não apenas nos educou, mas também transmitiu a força e o conhecimento, para termos determinação de ir em frente e lutar pelos nossos objetivos. E esses valores, como organização, sensibilidade, garra e determinação, nós mulheres transmitimos para nossas famílias e para as pessoas com as quais trabalhamos, em qualquer que seja a carreira”, afirmou Áurea.

Juvani Zimmermann Pivatto, administradora de empresa, diretora geral da Unetri Faculdade, graduada em Administração, com especialização em Gestão de Negócios Internacionais.
“Tanto eu, quando a Áurea e a Javelenice, destacamos a importância da mulher hoje na sociedade, sua atuação e sua presença efetiva. Os desafios que temos para conciliar a vida pessoal, familiar e profissional, e não se colocar como vítima, mas ao contrário, dar o melhor de si e superar as adversidades e preconceitos. Também enfatizei a importância da mulher se capacitar, para melhorar sua atuação na sociedade e contribuir para uma sociedade cada vez melhor”, destacou Juvani.

O diretor de ensino da Unetri, Jonas Grejianin Pagno, explicou que o objetivo da instituição foi promover um momento de reflexão sobre as conquistas e as lutas das mulheres, destacando a presença da mulher, que não tem medo, que busca sua formação sua capacitação e o seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade.
“Para isso, trouxemos três profissionais, uma da área da contabilidade, outra da administração, e outra da pedagogia, para darem seu depoimento, enquanto profissional e enquanto mulher. Estamos em um ambiente acadêmico, com futuros profissionais que estão se capacitando, e é importante saber conviver, de maneira igual, essa diversidade de opiniões e de concepções entre homens e mulheres”, concluiu Jonas.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto