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COMO GERENCIAR AULAS COM FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

A implementação de recursos digitais não vai tornar o ser humano obsoleto em sala de aula. Pelo contrário, o professor continuará sendo essencial

 

Fonte: novaescola.org.br - Auto: Débora Garofalo* - Foto: Tela da plataforma Google Sala de Aula/Reprodução Google Sala de Aula

Quando pensamos em Inteligência Artificial (AI), logo vem à cabeça o pesadelo da substituição do professor por uma máquina.

Nada disso.

A implementação de recursos digitais não vai tornar o ser humano obsoleto em sala de aula. Pelo contrário, o professor continuará sendo essencial, pois ele é quem irá mediar esses novos conhecimentos, um papel importantíssimo na diminuição da desigualdade social e no aumento da qualidade de ensino.

A Inteligência Artificial está em constante avanço, trazendo benefícios à Educação, como ferramentas de colaboração, entre elas o Google Sala de Aula.

Parte integrante da plataforma G Suite for Education, esse dispositivo possui um grande potencial de personalizar o ensino, reforçando o trabalho em equipe e o pensamento crítico.

Aferramenta possibilita a professores e estudantes usufruir de recursos que tornam o processo de aprendizado mais produtivo, integrando celular de forma dinâmica e fomentando a exposição dos conteúdos, organização da rotina escolar e acesso aos materiais didáticos.

 

NOTA

Um estudo organizado pelo IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), com base em dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2015, relata que temos no Brasil a segunda pior conectividade entre as escolas participantes do levantamento.

 

BENEFÍCIOS DO GOOGLE SALA DE AULA

Para ter acesso à plataforma, é importante ter uma conta no Gmail.

É um momento oportuno para trabalhar com os estudantes a comunicação e escrita em sua função social, já que eles poderão usar o e-mail posteriormente em suas vidas até para buscar emprego. A ferramenta Google Sala de aula está disponível no canto superior direito, em Ícones.

 

CRIAÇÃO DE TURMA

A ferramenta permite que criar turmas, nomeando o conteúdo da aula e classificando-o adequadamente, inclusive abrindo turmas com dificuldades no currículo. Através de um código que será gerado, os estudantes localizarão sua turma.

Também é possível convidá-los, através do endereço eletrônico (e-mail).

 

RECURSOS COLABORATIVOS

A tela principal se assemelha a uma rede social, com uma navegação muito intuitiva.

É possível fixar comunicados e deixá-los visíveis.

Os avisos podem ser acompanhados de links, vídeos e até documentos anexos do próprio Google Drive (sistema de armazenamento em nuvem de imagens, documentos etc, disponível a partir da criação da conta no Gmail).

O professor pode delegar tarefas e trabalhos colaborativos, dos quais todos os alunos podem participar, com direito a buscas na Internet.

O docente pode gerenciar o trabalho, acompanhando o empenho e dificuldades dos estudantes.

 

AVALIAÇÕES

A ferramenta possibilita o envio de trabalhos e a realização de avaliações com descrições e prazos.

Tanto o professor quanto os alunos podem incluir materiais multimídia como vídeos, áudios e links da internet. A tarefa pode ser enviada para mais de uma turma.

Esse recurso promove a construção do diálogo e permite ao professor acompanhar a aprendizagem dos estudantes – e a partir dos resultados tomar as decisões pertinentes.

Particularmente, gosto muito de trabalhar esse recurso com os alunos, principalmente em avaliações de rubricas, em que o diálogo dos critérios é importante para o processo.

 

RECEBIMENTO DE TRABALHOS

Para os alunos, o processo é intuitivo e prático. Em uma mesma tela, eles aproveitam os recursos de pesquisa – vídeos, áudios e links – e ao finalizar a atividade, fazem o envio do trabalho.

 

ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL

Outra facilidade é a otimização e organização do material, que são facilmente encontrados em arquivos separados em pastas, com os nomes das turmas. Isso facilita a localização do material e a organização de rotina de estudos.

 

COMUNICAÇÃO

Um dos maiores benefícios é o despertar dos estudantes para os estudos, além da facilidade da comunicação, trabalho em equipe e amadurecimento do processo colaborativo.

Na tela inicial, os estudantes e professores têm acesso à publicação de mensagens e podem direcioná-las a grupos ou pessoas específicas, debater sobre o tema e se aprofundar sobre assuntos estudados.

Para o professor, a plataforma é uma facilitadora do envio de trabalhos e avaliações por meio de mensagens direcionadas, personalizando o ensino e permitindo interação com o processo de construção e aprendizado.

O Google Sala de Aula permite uma grande interação entre professores e alunos, com a integração do conteúdo estudado.

E você, querido professor, já utilizou o Google Sala de Aula? Traga suas contribuições, aqui nos comentários.

Um abraço,

*Débora Denise Dias Garofalo é formada em Letras e Pedagogia e está cursando mestrado em Educação. Ela atua como professora na rede de ensino público em São Paulo.


Fonte: novaescola.org.br

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