Qualidade

CAPES RECOMENDA DESCREDENCIAMENTO DE 43 CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PAÍS

USP, UFRJ e UNB são as que tiveram o maior número de cursos com recomendação de suspensão no País

Fonte: educacao.estadao.com.br – Foto: Reprodução tudocursosgratuitos.com
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes recomendou o descredenciamento de 43 cursos de mestrado ou doutorado no País.
A Universidade de São Paulo - USP, a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e a Universidade de Brasília - UNB foram as instituições com o maior número de recomendações de suspensão, 5 e 4, respectivamente.
A avaliação quadrienal feita pela órgão e o Ministério da Educação - MEC foi divulgada no dia 20 de dezembro passado.
Os cursos com recomendação de descredenciamento perdem a validade nacional de seus diplomas para os novos alunos.
Aqueles que já estão cursando, terão o diploma validado.
Na prática, isso significa o fechamento do programa.
Dos cinco programas de pós-graduação da USP que receberam a recomendação, três são da área de Letras e Linguística: estudos da tradução, estudos judaicos e árabes e literatura e cultura russa.
Também foram incluídos os cursos de história econômica e de nutrição humana aplicada.
A universidade tem 240 cursos de pós acadêmica.
A UFRJ teve quatro cursos com recomendação de suspensão: economia política aplicada, produtos bioativos e biociências, história das ciências e das técnicas de epistemologia e letras clássicas.
Na UNB, foram os de botânica, transporte, sistemas mecatrônicos e desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional.
Ao todo, no País, são 3.472 programas de pós-graduação acadêmica.
Dos 43 com recomendação de suspensão, apenas três são de faculdades particulares, dois da PUC-SP e um da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Segundo a Capes, na primeira etapa da avaliação, 119 cursos haviam recebido a recomendação de suspensão.
No entanto, elas pediram reconsideração da nota recebida e conseguiram rever a avaliação.
Ainda de acordo com a Capes, as notas da avaliação são importantes para que os estudantes possam escolher os cursos aos quais pretendem se candidatar.
As notas também são utilizadas para o direcionamento de políticas de auxílio de agências de fomento.
Outras importantes instituições do País também tiveram recomendação de suspensão, como a Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, a Federal de Minas Gerais - UFMG e a Federal Fluminense - UFF.

Fonte: educacao.estadao.com.