OPINIÃO: ESCOLAS BOUTIQUE VENDEM ALIENAÇÃO A PESO DE OURO
Educação privada transforma-se em mercado de serviços e a oferta pouco se distingue das estratégias de propaganda de hotéis de luxo ou resorts à beira-mar
Autor: José Ruy Lazano – Fonte: cartaeducacao.com.br – Foto: Reprodução - cartaeducacao.com.br
Foi-se o tempo em que pais de classe média e alta escolhiam escolas particulares baseados apenas na tradição.
A educação básica privada transforma-se, progressivamente, em um mercado de serviços, como outro qualquer, e a oferta de “experiências perfeitas” às crianças pouco se distingue das estratégias de propaganda de hotéis de luxo ou resorts à beira-mar.
O mercado de serviços educacionais – é disso que se trata – de grandes cidades brasileiras, vem sendo sacudido pela inserção de novos “players” – assim se denominam – e atraindo investimentos de grupos nacionais e estrangeiros de “private equity” ou mesmo de “venture capital”.
A educação básica imita o ensino superior e entra na bolsa de valores, ou stock market, melhor dizendo, com todas as regras de “compliance” e promessas de ganhos de “market share”.
Anglicismos adentro, os nomes de algumas novas escolas a serem inauguradas em São Paulo e no Rio de Janeiro reiteram a tendência: New York Avenues, Concept, International School, e por aí vai.
Mas há uma importante diferença no “target” entre o ensino superior privado e as novas escolas particulares.
Enquanto os centros universitários – eufemismo para uma reunião pouco consistente de faculdades técnicas – miraram o consumidor de baixa renda – o “lower income”, para não destoar – e os subsídios governamentais do Prouni, as escolas tentam seduzir o segmento “premium”, a “upper class”.
Os projetos pedagógicos das escolas boutiques, ou colégios de charme, embalam em papel dourado e salas de aula projetadas por famosos designers tendências de metodologia ativa presentes no horizonte educacional desde pelo menos os anos 1960.
O aluno como protagonista, a interação como princípio da aprendizagem, a construção de conhecimento por meio de projetos de investigação.
Nada de novo aqui, e nem é isso mesmo o que essas escolas querem vender.
Suas estratégias de marketing mobilizam sem maior receio – ou vergonha – o conceito de exclusividade, como os bancos prime ou algumas pousadas em Trancoso.
Esse é o verdadeiro objeto de desejo dos potenciais clientes das escolas boutique.
Afinal, para formar cidadãos de um mundo globalizado, os futuros líderes do século XXI – a quem a plebe rude e ignara está fadada a obedecer -, é necessário cobrar mensalidades na faixa de oito mil reais por mês, fora uma taxa de matrícula ou de adesão de outros tantos mil reais.
Assim estão a se formar verdadeiros clubes privados de ensino, escolas de empreendedorismo e criatividade (leia-se, negócios), jardins da infância financeirizada e higienizada, cujo acesso é, certamente, exclusivo: longe de gente esquisita que não circula no Clube Pinheiros ou no Jockey, nem vai esquiar em Aspen no carnaval.
Não, essas escolas não se destinam a formar líderes, mas patrões.
Não pretendem formar cidadãos globais, mas elites que mandam a partir de espaços delimitados e cercados, muito distantes da realidade diversa e multifacetada do mundo dito globalizado.
Esses estabelecimentos não se destinam a uma integração com a realidade contemporânea, mas com uma pequena parcela desta realidade, a que vive nos melhores bairros, tem acesso ao maior número de recursos, seja em Manhattan, seja nos Jardins ou na Barra da Tijuca.
Escolas de alienação, isso sim, compradas a peso de ouro.
José Ruy Lazano é sociólogo, autor de livros didáticos, conselheiro do Cipi (Conselho Independente de Proteção à Infância) e coordenador pedagógico geral do Colégio Nossa Senhora do Morumbi – Rede Alix.
Fonte: cartaeducacao.com.br